Preciso falar de um documentário lindo que vi neste final de semana: Human, do cineasta Yann Arthus-Bertrand. São depoimentos de pessoas do mundo inteiro (60 países) sobre assuntos variados como guerra, machismo, homofobia, família, relacionamentos afetivos, pobreza, riqueza, desigualdade social, migração, amor…

Não se sabe de onde são essas pessoas, talvez se induza pela língua que falam ou sobre as coisas que falam, mas não se sabe pois só vemos o rosto e não há qualquer identificação, dificultando a rotulagem, o preconceito. Só sabe-se, por exemplo, que uma pessoa não tem as pernas porque ela fala que não as têm.

Além dos depoimentos, há imagens MAGNÍFICAS feitas do alto, provavelmente de um helicóptero, que tipo, não há a menor graça de falar, tem que ver. As pessoas lá embaixo, trabalhando, cuidando de suas vidas, parecem formiguinhas. É esta sensação que dá: que toda a loucura das guerras, todo orgulho, vaidade, mesquinharia, perde completamente o sentido.

De repente, ouvindo os depoimentos, percebe-se uma certa identificação e uma sensação de proximidade com aquelas pessoas. Como se não houvesse fronteiras, como se não houvesse cultura, nem religião, nem ideologias que nos separassem. Começa a fazer sentido toda aquela história de ‘Somos todos um’. É mais do que ter empatia e de se colocar no lugar do outro, é mais do que isso…

É um olhar para o outro que termina em um olhar para si mesmo.

Veja os três volumes com a legenda em português aqui:

Volume 1

Volume 2

Volume 3

Esse formato para a internet é apenas um de 11 variações do projeto Human, as outras variações são formatos para exibição em salas de filmes, formato para televisão, making of, composição de música, entre outras.

Adendo: sobre o título, ‘O outro como você nunca viu antes’ quero dizer duas coisas: o outro visto sem máscaras e sem preconceitos e o outro (aquele indivíduo distante) visto como alguém que é reflexo de você mesmo, que bem poderia ser você. É isso!

#WhatMakesUsHuman

Se você gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Comments

comments